SUPERAÇÃO

SUPERAÇÃO

Passando em uma rua próxima a minha casa avistei um pé de caju, já faz alguns meses, cheio de cajus. Uma das coisas boas de morar no interior é ter este privilégio. Todos os dias eu passava e olhava as mudanças, mas uma coisa não me agradou: observei que ele não crescia quase e suas folhas estavam feias, logo percebi que era a falta de chuva.
Mesmo assim sempre que passava, olhava e torcia para que ele desenvolvesse. Em uma tarde, graças a Deus, veio uma chuva muito forte, com ventos, trovões e raios. Que bom! Pois é uma das necessidades maiores que no momento estamos precisando.
Quando no outro dia passei não tinha nenhum caju, olhei para o chão e vi que todos estavam caídos: não aguentaram a tempestade. Fiquei chateada, mas feliz pela chuva.
Como é parte do caminho que faço para o trabalho, passo todos os dias no mesmo lugar, tenho o hábito de observar tudo, principalmente a natureza. Faz um mês que passei e observei que o pé de caju estava cheio de flores, algo que na primeira vez não aconteceu, flores lindas, pude contemplar alguns cajuzinhos renascendo, lembrei-me de duas partes da vida.
Uma historia interessante é da águia que para poder viver seus aproximadamente setenta anos precisa de ter muita resistência. Até os quarenta anos vive e consegue fugir de seus predadores, sendo que também consegue sobreviver pegando suas presas. Das unhas, do bico, de suas asas é que ela supera as adversidades, mas então chega a idade “quarenta anos“, seu bico longo não consegue pegar mais suas presas, suas unhas também longas curvam-se para baixo e suas penas já estão tão pesadas que seu voo pleno, magnífico, já não encanta.
Assim, a águia precisa escolher ficar como está e morrer a qualquer momento, ou ela vai para um lugar bem alto para fugir dos predadores e ali fica por cento e cinquenta dias. Sim, ela fica em alguma montanha bem alta e ali começa a sua metamorfose, a primeira começa com doloridas batidas do bico contra a rocha, assim ele se rompe e começa a surgir um novo bico, com o bico novo ela começa a arrancar as unhas para que nasçam novas, e, por último, com bico novo e unhas novas ela consegue arrancar suas penas envelhecidas e esperar renascer novas. Assim, após sua mudança, ela está pronta para voar e, das cinzas, surge uma águia toda pomposa, suntuosa, merecidamente.
Assim penso em outra parte de vida, “da nossa vida“. Passamos por momentos que por muitas vezes achamos que não vamos suportar, medos, angústias, tristezas, decepções, verdadeiras tempestades. Às vezes, alguém até chega a dizer que após a tempestade chega a bonança, sabemos disso, mas a espera é longa, desânimos, pensamos em tomar decisões precipitadas, muitas vezes pensamentos até ruins começam a tomar conta, a tempestade continua, até nossa fé parece que se foi, cobramos de Deus. Por quê? Assim, nossos caminhos vão acontecendo, começamos a sorrir em plena escuridão, o que antes vinha da alma.
Mas, ainda bem que muitos perseveram e agem como o pé de caju, a metamorfose da águia, deixamos que a tempestade se transforme em chuva para se renascer, que as partes que precisamos cortar são decisivas. Mas para o nosso bem, se quisermos viver mais e parar de nos arrastar, algo incrível começa a mudar e de repente vimos que tudo que antes de bom existiam estão no mesmo lugar, pessoas que nos amam, amigos que nos querem bem, o trabalho, os prazeres que antes não se enxergava estão lá. Saibam, meus queridos leitores, muitas vezes colocamos um venda nos olhos, não queremos enxergar o que é ruim, não deixamos a chuva levar, essa chuva é aquele a quem perguntamos, por quê? Sim, Deus.
Ele nunca nos deixa. Ele está nos momentos de alegria e nos momentos de tristezas. Ele não nos desampara; é Ele quem mostra o que é ruim, mas nossas vendas nos deixam cegos e, se não tomarmos cuidado, ficamos naquela mesmice, naquela lama, que vamos ao longo da nossa vida fazendo e não renascemos, nos acostumamos com o desnecessário.
Assim me lembro de uma música, É PRECISO SABER VIVER, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos: “se o bem ou o mal existe você pode escolher...’
Acredito que certos momentos em nossas vidas servem de aprendizado, de superação de nós mesmos e assim quem sabe podemos passar dos quarenta, chegar aos setenta ou mais, ou deixarmos florescer aquilo que está guardado em nosso jardim oculto.
Superar sempre é um dilema que devemos viver no cotidiano. Enfim, eu escolho sobrelevar-me a tudo e se precisar a todos. E você?

04/07/2015  Edmary

Nenhum comentário:

Postar um comentário